FOLHA DOS GANCHOS - COLUNISTA IVONITA DI CONCILIO - PÉROLAS DA IVONITA
COLUNISTA: IVONITA DI CONCILIO
CANTORA, ESCRITORA/POETISA , DECLAMADORA
PÉROLAS DA IVONITA
Dois amigos e eu estávamos comentando como nos chamou atenção a predominância feminina na reunião de aposentados de onde estávamos saindo. Realmente, havia mais mulheres do que homens participantes.
Do ponto de vista dos dois, a mulher “roubou-lhes” lugares na área profissional e na social. E há quem consiga mudar esse pensamento?
Essa pendenga vem de muito longe... Eles não se conformando com as nossas conquistas e nós avançando sempre.
Adiantaria argumentar que a nossa conquista não é invasão e apenas a supressão de rançosa misoginia? Mostrar-lhes que não somos unicamente ‘ reprodutoras’ sistemáticas (será que eles são produtos de geração espontânea?).
Na verdade, admitemos, foram eles que nos abriram os caminhos. Com suas guerras e em busca de ideais muito masculinos, ou seja: posse e heroísmo, entre outras ambições. As mulheres, na sua falta, deixaram “as prendas do lar” entregaram os filhos para que outras os cuidassem e “precisaram” ir à luta para a família não morrer de fome fazendo frente às atividades exclusivas dos pais, maridos e irmãos.
Note-se que muito antes da brasileira Anita Garibaldi, algumas mulheres se destacaram nos movimentos guerreiros, em outros pontos mundiais; porém, a maioria delas enfrentou o trabalho pesado das fábricas e serviços urbanos, na retaguarda. Arejaram suas mentalidades submissas e pacíficas e, sem pegar armas, lutaram para não deixar seus países sucumbir às investidas beligerantes.
No Século XIX, para uma mulher sair do sonho e realizar seus ideais deveria ser tão longínquo quanto chegar à Lua. No entanto, a gaúcha Rita Lobato Velho Lopes, a primeira mulher a se formar em Medicina no Brasil deu o “grande passo”.
Entramos nos redutos “essencialmente masculinos” e, galhardamente os conquistamos numa invasão saudável e limpa, à custa do nosso próprio esforço e valor. Ainda somos minoria em alguns setores, mas hoje nos revezamos em muitas frentes que eles não aceitavam exercer, como magistério, por exemplo.
Destaco duas das nossas invasões mais recentes nesse clube hermético, a meu ver: a astronáutica e o “sagrado” futebol.
Ivonita/2025
Somos persistentes e continuaremos abrindo portas uma a uma, com respeito e gentileza. Abs
ResponderExcluir