FOLHA DOS GANCHOS - COLUNISTA PROFESSOR MIGUEL JOÃO SIMÃO - CASA DE CULTURA

PROJETO QUE CRIOU A CASA DE CULTURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS, COMPLETOU DOIS ANOS.

Texto: Professor Miguel João Simão

Escritor e Pesquisador



Conforme notícia do JBFoco, de 17 de março de 2023, foi criada a Casa de Cultura e Memória de Governador Celso Ramos.

A aprovação foi unânime pela Câmara e aconteceu no dia 03 de março do ano de 2023, com a aprovação da Lei N° 026/2023 e sancionada pelo prefeito Marcos Henrique da Silva, no dia 06 do mesmo mês.

A Casa de Cultura foi aprovada com o nome de Casa de Cultura e Memória Dona Iolanda, em homenagem a criveira Iolanda dos Santos Simão.

O local escolhido para abrigar os acervos históricos e culturais é o casarão que está localizado em Calheiros entre a Marina e o campo de futebol, próximo à praia e a rodovia municipal.

De acordo com o prefeito Marcos Henrique da Silva, numa conversa datada do dia 20 de fevereiro, este ano, ainda, será restaurada a casa, que passará a funcionar em expediente normal.

A comunidade gancheira, que já tem conhecimento desde 2023 da criação da Casa de Cultura, aguarda ansiosa pelo espaço que abrigará a biblioteca municipal, espaço para os artesãos, espaço para oficinas, escolinha de oleiros, também espaço que guardará histórias da cidade, incluindo um mini museu da baleia e da pesca artesanal.

O projeto da Casa de Cultura foi idealizado e escrito pelo Secretário Executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão.

Outros líderes políticos que se prontificaram a ajudar para que a Casa de Cultura seja uma realidade são, Samuel Silva, Secretário Municipal de Governo e o Vice prefeito Aldir Rosa que tem sido um grande parceiro das ações culturais promovidas pela Secretaria Executiva de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória.

Segundo o Secretário Municipal Douglas Goulart, ele estará buscando recursos num gabinete de um Deputado amigo, para agilizar a reforma do casarão, que precisa de pintura e alguns reparos, além de móveis para abrigar o Departamento de Cultura, intitulado Secretaria Executiva.

Com os recursos conseguidos pelo Secretário Douglas Goulart, logo, logo, será aberta a Casa de Cultura e Memória Dona Iolanda dos Santos Simão, de Governador Celso Ramos.

Outra novidade para a Casa de Cultura e Memória, está sendo avaliada pelo Secretário de Administração Alcides  Pereira, conhecido por Cici, que em conversa com o prefeito, foi acatado a ideia de instalar a Casa de Cultura no local onde estava o bombeiro.

O casarão na Avenida Ganchos, que já foi Biblioteca Municipal, e que nos últimos anos era ocupado pela guarnição dos Bombeiros, desde as enchentes de 16 de janeiro de 2025, foi desocupado. A guarnição dos Bombeiros está no bairro Jordão, onde deve permanecer até a construção de uma nova sede.

Enquanto isso, o Secretário de Administração Cici Pereira estará viabilizando documentos para a possível reforma do prédio, que poderá ser a Casa de Cultura e Memória da cidade.

A ideia do prefeito Marcos foi bem aceita no meio cultural, entre escritores e fazedores de cultura, por ser um lugar apropriado para desenvolver diversas ações culturais, inclusive com espaço para a Academia de Letras da cidade, que neste ano completa 21 anos de fundação, e foi exatamente nesse espaço, na antiga biblioteca pública que foi criada e empossado os membros da Academia de Letras.


                                             




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FOLHA DOS GANCHOS - MORREU O ICA DO PUDICO

FOLHA DOS GANCHOS - FALECEU O GEGÊ DO SEU GENÉSIO.

FOLHA DOS GANCHOS - FALECEU A SUELI DO VERRUMA