FOLHA DOS GANCHOS - COLUNISTA ALEX SAGÁS -
COLUNISTA: ALEX SAGÁS
ESCRITOR E PROFESSOR
Raiz do futebol
Olá amigos e amigas de ganchos , hoje vou escrever sobre mais um episódio da viagem que fiz a Montevidéu, no Uruguai. Vou relatar sobre a ida à rua que um dia foi estádio de futebol (isso mesmo, nesse local foi disputado o primeiro jogo de copa do Mundo da história!) .
Imagina você fã de futebol e saber que ali onde você está viajando há este cenário da história viva do futebol, onde tudo está enraizado ali.
Esta rua ( na verdade cruzamento das Ruas Charrua e Coronel Alegre), é um local pacato, bem tranquilo nos arredores de Montevidéu. É impressionante e curioso demais ver ( estar em) um local onde hoje há várias casas e prédios, e no passado foi o palco de um enorme e magnífico evento.
O primeiro gol de copas do mundo foi marcado pelo Francês Lucien Laurent , na partida datada em 13 de Julho de 1930 , partida inaugural deste mundial entre França X México , onde os franceses venceram por 4x1.
A trave ( baliza) onde aconteceu este primogênito tento hoje é simbolizada por uma estrutura na calçada da rua , e o local exato do meio campo também está marcado na esquina das ruas
Charrua e Coronel Alegre. A poucos quilômetros dali ,
caminhando por uns quinze minutos,
você chega ao Estádio Centenário, palco da final, também a
primeira de copas. O Estádio
centenário é deslumbrante, com seu museu, sua história e sua
importância ao povo uruguaio
que é mega apaixonado por futebol.
Comentários
Postar um comentário