FOLHA DOS GANCHOS - COLUNISTA ALEX SAGÁS - Sim, gancheiro vai a Machu Picchu.
COLUNISTA: ALEX SANDRO SAGÁS
PROFESSOR E ESCRITOR
Sim, gancheiro vai a Machu Picchu.
Segundo historiadores, este local mágico e lindo foi construído pelos Incas, civilização indígena que dominou por séculos a região, era habitada por este povo entre 1420 a 1530 D.C, por ordem de Pachacutec, o grande governante do povo à época. Machu Picchu é um local lindíssimo, cercado de paz, natureza, mística e belezas arquitetônicas de suas construções. Costeada pela Cordilheira dos Andes e pelo Rio Urubamba, a 2400 metros de altitude, onde os visitantes podem ir via trem ( recomendo, pois servem até cafezinho a bordo), saindo de Águas Calientes , que é uma cidade lindíssima Os Incas tinham o sol como seu Deus, o qual chamavam de Inti. O local é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecida pela UNESCO.
Os espanhóis, que invadiram, dominaram, saquearam e dizimaram os nativos indígenas não só do Peru mas de quase toda a América Latina, nunca puseram os pés neste local na época, que serviu de refúgio para os poucos sobreviventes das lutas desiguais dos espanhóis contra o povo Inca. Além disso, as “ doenças dos homens brancos” também contribuíram para a morte de muitos indígenas, o que enfraqueceu este povo que viu a região ser ocupada pelos europeus. Porém Machu Picchu ficou intacta , e só foi “ descoberta “ em 1911, pelo norte americano Hiram Bingham ( há controvérsias). Os espanhóis estavam loucos para encontrá-la ,pois fazia parte , na época da invasão, do chamado El Dorado, locais onde os indígenas esconderiam os ouros e não forneceram a exatidão do local nem sob tortura.
Realmente os Incas não viam o ouro com valor financeiro como o homem branco via, mas sim, como algo que representava seu Deus Inti ( o sol) na terra, por seu brilho e coloração.
Estive neste local em 2020, e até hoje está no meu coração e lembranças, desejo voltar, pois este local é diferente, eu juro a vocês que a energia lá é forte e boa , e recomendo que visitem, é aqui perto, na maravilhosa América do Sul.
O poema:
O refúgio sagrado dos Andes:
“ Nunca meus olhos viram, nem meu coração bateu tão forte e nem minha alma ficou tão solta,
num local como em Machu Picchu, uma sensação realmente poderosa.
Machu Picchu, você permitiu que eu ali entrasse e me fez sair outra pessoa, sua energia é
única , sua história como habitat, templo e refúgio dos valentes Incas é heroica , seu valor e
representação para a humanidade é grandiosa”.
Um abraço a todos e até a próxima.
Viagem marcante, cheia de história e troca cultural, ficará pra sempre na nossa memória.
ResponderExcluir