FOLHA DE GANCHOS - PÃO POR DEUS
PÃO POR DEUS - RESGATE DE TRADIÇÕES
Na capital catarinense, o peditório do Pão Por Deus ainda é muito presente em algumas comunidades.
Tradição portuguesa que chegou nas terras catarinenses, o PÃO POR DEUS, segundo alguns estudiosos, vem da ideia de ofertar as almas no dia 1º de novembro, dia comemorado aos defuntos, ou dia das almas.
Também há outra versão que nos Açores, uma alma podia azedar os pães, por isso a primeira fornada era colocada numa cadeira em frente à padaria para que alguém pudesse levar.
O tempo foi modificando e resinificando essa tradição, inclusive acreditando que a motivação do PÃO POR DEUS, fosse em função de um terremoto, onde as pessoas ficaram sem comidas e a população portuguesa passou a distribuir o alimento.
Nas terras de Ganchos eram feitos o PÃO POR DEUS, e num coração de papel enfeitado com pequenas frase rimadas, as moças mandavam aos moços como agrado.
Seja qual for a versão, a ideia seria um gesto nobre de grandeza, simpatia ou de doação e isso com o tempo por essas bandas foi se perdendo.
Na Mostra Cultural de Governador Celso Ramos, temos feito o resgate do PÃO POR DEUS, ofertando as pessoas que ao receberem os pães com os cartões se enchem de felicidades.
Nesse dia 30 de novembro de 2024, não foi diferente, em que o grupo açoriano de Barra Velha fez a entrega para autoridades e populares ao som de uma música do PÃO POR DEUS.
Veja as fotos e confira.
Comentários
Postar um comentário